Os valores de Capoeira Atual
OGRUPO ATUAL CAPOEIRA foi criado no dia 13 de agosto de 2013 na cidade de Bordeaux (França) e tem como Presidente fundador Contra-Mestre Betinho.
Com objetivo divulgar a capoeira como uma real filosofia, ligando o nivel tecnico, teorico e pedagogico a uma arte, uma luta, uma cultura e uma filosofia de vida.
Procuramos sempre repassar os verdadeiros valores dos Mestres fundadores dessa arte como representantes autenticos dessa manifestaçao cultural Brasileira. Nós procuramos contribuir formando novos profissionais na capoeira se baseando ao respeito, a disciplina, a socializaçao e a liberdade de expressao.
ATUAL CAPOEIRA è uma escola de capoeira contemporania baseada a em alguns fundamentos da capoeira de BIMBA, no que diz respeito da capoeira Regional, e da Capoeira de Angola, os quais unem-se para serem considerados “completo”. Assim, os fundamentos da capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zeloda nossa arte.
Procura contribuir para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
GRUPO ATUAL entende a capoeira como uma arte que engloba vários aspectos esportivos, culturais, marciais e artísticos. Tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, seja utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
Para o GRUPO ATUAL CAPOEIRA, capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo e deve, acreditamos ser praticada com reverência, merecendo de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que é.